CARTA DE CONDUÇÃO: SABE QUE PODE RECUPERAR OS PONTOS PERDIDOS?

Foi há três anos que entrou em vigor o sistema de carta de condução por pontos. No entanto, para muitos condutores, ainda persistem dúvidas relativas ao sistema. A mais comum talvez seja “Será possível recuperar pontos perdidos em contraordenações de trânsito?”

A resposta é “sim”! Cada condutor começa este regime com 12 pontos. Contudo, as infrações graves e muito graves implicam a perda de pontos, podendo, no limite, levar à cassação do título de condução. Efetivada a cassação da carta, apenas poderá tirar novamente a carta dois anos depois.

Preocupado/a? Informamos que ganhar pontos também é possível.

O condutor pode recuperar pontos caso não cometa infrações graves ou muito graves durante três anos, pelo que a 1 de junho de 2019, o condutor pode acumular 15 pontos. Adicionalmente,  a cada período da revalidação do título de condução, sem que sejam praticados crimes rodoviários, e o condutor tenha frequentado voluntariamente ação de formação de segurança rodoviária, é atribuído um ponto ao condutor, não podendo ser ultrapassado o limite de 16 pontos.

Publicar um Comentário